Como preparar as crianças para as aulas
A rotina de aulas é muito diferente das férias, e a mudança deve ser progressiva, principalmente para as crianças. Isso porque na maior parte dos casos elas ficam com horários flexíveis e o cotidiano intermitente.
O ideal é retornar de férias com pelo menos uma semana de antecedência para que os hábitos retornem gradativamente e a criança tenha tempo de se readaptar de uma forma menos abrupta.
Neste período, coloque a criança na cama no horário habitual durante as aulas e se possível a acorde duas horas mais cedo do que nas férias.
Quando as aulas voltarem, ela ficará menos sonolenta e cansada. Caso a viagem se prolongue, reintroduza os horários de sono no local em que os pais estiverem.
Voltar para a escola depois das férias é sofrido para os pequenos por vários motivos, principalmente porque se acostumam a ter uma rotina totalmente diferente, dormindo até mais tarde, passando mais tempo com os pais e amigos.
Mostre que a rotina não é algo ruim. É importante tranquilizar e estimular as crianças. Uma sugestão é dizer a elas que reencontrará seus amigos e aprenderá novidades.
Para incentivar as crianças e fazer com que não permaneçam com muito receio no retorno às atividades escolares, basta seguir algumas sugestões:
- Convide seu filho para comprar os materiais escolares.
- Seja o mais presente possível, pergunte como foi à aula e o ajude com as lições de casa. Com o tempo a criança se habitua à escolinha e o momento de volta às aulas não será tão penoso.
- Organize sua mochila e uniforme sempre à noite com o necessário para o dia seguinte.
- Estabeleça uma rotina de horários para as refeições e o sono.
- Evite diversão eletrônica no período noturno como celulares e computadores, pois interferem na indução do sono e no descanso noturno.